"Nas últimas décadas, os desenvolvimentos das tecnologias digitais proporcionaram uma mudança em quase todos os aspetos das nossas vidas: o modo como comunicamos, trabalhamos, aproveitamos o nosso tempo de lazer, organizamos as nossas vidas e obtemos conhecimento e informação. Mudou a forma como pensamos e como nos comportamos.
A acompanhar esta mudança na sociedade, é central o modo como a escola equaciona o seu lugar nesta nova realidade no que respeita à preparação dos jovens que a frequentam, discutindo-se oportunidades e desafios decorrentes do uso do digital para fins curriculares, pedagógicos e didáticos. É, por isso, fundamental promover o desenvolvimento de um conjunto de capacidades e de competências, comumente referidas como competências para o séc. XXI, que permitam aos alunos adaptar-se e progredir num mundo em rápida evolução. O digital integra uma área de competências essenciais, quer se fale em educação tecnológica, quer em literacia digital, quer em competência digital."
in Relatório Final do Projeto Piloto de Desmaterialização dos Manuais Escolares e outros Recursos Educativos Digitais. Universidade Católica, dez, 2021.
É neste contexto, então, que a Escola Secundária de Felgueiras, não querendo alhear-se deste 'mundo novo', abraça o Projeto Piloto dos Manuais Digitais.
O oitavo ano de escolaridade deixou, desta forma, de carregar os livros no formato clássico em papel, passando a ter acesso aos manuais digitais.
Não é só o conforto na mochila que está em causa. Há toda uma pedagogia que muda e, pretende-se, enriquece os jovens com um conjunto de competências mais consentâneas com o séc. XXI.