PADDE

O documento que agora se apresenta tem como propósito constituir-se como um documento orientador em termos de ações concretas a desenvolver no próximo biénio (2021/2023) na ESF no domínio da transição digital.

Todas as ações que nos propomos desenvolver têm por base quatro princípios:

  • O primeiro é que todas as ações do domínio tecnológicos que nos propomos desenvolver foram pensadas pedagogicamente. Assumimos, claramente, subjacentes a qualquer ação a desenvolver têm de estar a finalidade e os princípios pedagógicos. Se a tecnologia não enriquece o ato educativo, não deve ser utilizada. A tecnologia é sempre entendida no PADDE da ESF como um importante complemento ao ato educativo presencial que o pode enriquecer, por exemplo, através do acesso a ambientes educativos e culturais diferentes que promovam uma educação de ainda maior qualidade. 
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  • O segundo princípio é que cada uma destas ações deve ser uma resposta às fragilidades identificadas no diagnóstico que efetuamos, através da aplicação dos inquéritos Check-In a docentes e da SELFIE a alunos e docentes, que nos permitiram fazer um retrato da nossa realidade enquanto escola ao nível da capacidade digital dos nossos recursos humanos e dos equipamentos e recursos de que dispomos. 
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  • O terceiro princípio é que as medidas propostas devem envolver toda a comunidade educativa da ESF para que o benefício que possa resultar do desenvolvimento deste plano seja também de todos.
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  • Por último, atendeu-se também ao princípio da razoabilidade pois a implementação de um plano desta natureza e desta importância no contexto que atualmente as escolas vivem exige a disponibilização de recursos tecnológicos (equipamentos, capacidade da Internet, etc.) que terão obrigatoriamente de ser uma prioridade da tutela e, principalmente, tempo para que as pessoas se capacitem tecnologicamente, o que poderá não ser compatível com um período tão curto para a implementação do Plano. 

 

No desenvolvimento deste plano, estarão envolvidos todos os alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação. A sua coordenação e monitorização compete ao Conselho Pedagógico, estando nele representados todos os departamentos curriculares. 

 

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