Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. São vários os objetivos que constituem o programa:

  • - Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  • - Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar;
  • - Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
  • - Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
  • - Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
  • - Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

 

Ano letivo 2021/2022

TEMA: Fake News: o impacto da desinformação na democracia 

A atualidade e proximidade do tema aos alunos, utilizadores frequentes das redes socias, foi precursora da sua motivação. Ouvir, ler e investigar sobre a desinformação, certamente despertou muitos da letargia perante estas "fake news". O apreendido no recinto escolar, tem, por norma, extravasar este espaço e difundir-se pela comunidade alargada. 

Assim, foram organizadas três listas constituídas por alunos/as das turmas 10.º F (lista A), 11.ºB (lista P) e 12.º F e G (lista U) as quais procederam à realização de três medidas que possam vir a resolver/atenuar o efeito negativo das fake news. As eleições foram marcadas para o dia 21 de janeiro, tendo a lista  P sido a vencedora, elegendo 10 deputados/as; a lista U elegeu 9 deputados/as e a lista A 5 deputados/as. No dia 28 de janeiro procedeu-se à realização da Sessão Escolar, na qual os 24 deputados/as analisaram e discutiram as medidas propostas, culminando na aprovação de três medidas conjuntas que irão representar a Escola na Sessão Regional.

Foram eleitas para a Sessão Regional, que se realizará entre março e abril, em Vila Nova de Gaia as deputadas Ana Raquel da Silva (12.ºF) e Ana Matilde Pereira Ferreira (11.ºB). Como suplente foi eleita a deputada Matilde Ribeiro Abreu de Araújo (12.ºF).

Projeto de Recomendação



Vídeo Sessão Escolar

 

Ano letivo 2020/2021

Dado o contexto pandémico que se vive a sessão distrital referente ao ano letivo anterior realizou-se nos dias 23 e 24 de março em modo online.

Dados que os dois deputados eleitos no ano letivo 2019/2020, Vasco Alves e Miguel Gomes se encontram a frequentar o 1.º ano do ensino universitário, a deputada suplente, Carolina Bragança Moreira passou a deputada suplente. Foi escolhida como segunda deputada Ana Silva.  
 

Ano  letivo 2019/2020

TEMA:  Violência Doméstica e no Namoro

A Escola Secundária/3 de Felgueiras participou neste programa cujo tema para este ano letivo foi a Violência Doméstica e no Namoro. Foram organizadas duas listas constituídas por alunos/as das turmas 12.ºD (lista A) e 11.ºF (lista M) as quais procederam à realização de três medidas que combatessem a violência Doméstica e no Namoro. A campanha eleitoral foi realizada nos dias 22 a 23 de janeiro, estando as eleições marcadas para o dia 24 do mesmo mês. A lista vencedora foi a A que elegeu 9 deputados/as, tendo a lista M, eleito 5 deputados/as. No dia 29 de janeiro procedeu-se à realização da Sessão Escolar onde os 14 deputados/as aprovaram as três medidas que irão levar à Sessão Regional:

Foram eleitos para a Sessão Regional que se realizará nos dias 9 e 10 de março em Vila Nova de Gaia os deputados Vasco Alves e Miguel Gomes do 12.ºD. Como suplente foi eleita a deputada Carolina Bragança Moreira do 11.ºF.

Todos os/as alunos/as que participaram neste projeto conseguiram demonstrar que os jovens estão atentos ao que se passa na sociedade e que também eles conseguem promover medidas que melhorem a qualidade de vida das populações como é o caso da violência. A todos/as os/as participantes obrigada pelo vosso empenho, perseverança e esforço de equipa para alcançar os objetivos deste programa. 

NOTA: A sessão distrital marcada para os dias 9 e 10 de março foi cancelada devido à pandemia Covid- 19.

Projeto de Recomendação

 

Ano  letivo 2018/2019

TEMA:  Alterações climáticas: reverter o aquecimento global

 

Ano letivo 2017/18 

TEMA: Igualdade de Género

Sob o tema da Igualdade de Género foram organizadas duas listas constituídas por alunos/as da turma 11.ºD (lista A) e por alunos/as da turma 11.ºE (lista B)  as quais procederam à realização de três medidas que promovessem a Igualdade de Género.  A campanha eleitoral foi realizada nos dias 22 a 24 de janeiro, estando as eleições marcadas  para o dia 25 do mesmo mês. A lista vencedora foi a B que elegeu 10 deputados/as, tendo a lista A, eleito 5 deputados/as. No dia 26 de janeiro procedeu-se à realização da Sessão Escolar onde os 15 deputados/as aprovaram as três medidas que levaram à Sessão Regional tendo sido escolhidos os dois elementos que nos iriam representar. 

Foram eleitos para a Sessão Regional que se realizou nos dias 12 e 13 de março em Vila Nova de Gaia a deputada Margarida Silva do 11.ºD e o deputado Leonardo Miranda do 11.ºE. Como suplente foi eleito o deputado Sérgio Ribeiro do 11.ºD e como candidata a presidente de mesa a deputada Rita Pimenta do 11.ºE.

Projeto de Recomendação