Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital

Brevemente daremos início ao PADDE - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola Secundária de Felgueiras.

O desenvolvimento da competência digital das organizações educativas assume atualmente uma dimensão fundamental na qualidade do trabalho de ensino e aprendizagem realizado nas escolas. 

Existem atualmente referenciais europeus que enquadram o desenvolvimento digital das escolas: 
•    o DigCompEdu enquadra a necessária competência digital dos Educadores e estabelece um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital;
•    o DigCompOrg enquadra as Organizações Educativas no desenvolvimento da sua competência digital e dirige-se a todas as organizações educativas que pretendam promover a inovação de processos e práticas através da integração das tecnologias digitais.

O nosso PADDE só será possível de concretizar se toda a comunidade educativa se envolver de forma ativa e interessada nas diversas fases do plano:

1- recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico SELFIE e Check-In e tendo em conta o histórico da escola;

2- análise dos dados: tendo em conta a análise dos dados recolhidos na fase de diagnóstico-interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;

3- elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola;

4- planeamento: cronograma de ações e implementação, de acordo com as prioridades definidas; 

5- comunicação – divulgação à comunidade do trabalho em curso;

6- monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

O PADDE é um documento estruturante que refletirá a visão da escola sobre o papel que pretende para a integração das tecnologias digitais na concretização do seu Projeto Educativo e para a melhoria de todo o processo educativo e organizacional, definirá o caminho e sobretudo o ritmo que a escola pretende imprimir para a integração do digital.

O PADDE trará intencionalidade, coerência, rigor e sobretudo um compromisso através de um foco na monitorização, avaliação e na procura de evidências. Trará uma visão global e articulada sobre o impacto das tecnologias digitais na vida da escola em três dimensões fundamentais: dimensão pedagógica, dimensão organizacional e dimensão tecnológica, que, no seu conjunto, permitirão uma transição digital plena.

 

APOIO AO UTILIZADOR

Apoio à comunidade escolar e não escolar na formatação de um documentos.