Move to change

Projetos Internacionais

A participação em Projetos Internacionais que desenvolvam a dimensão internacional da Escola Secundária de Felgueiras tornou-se, nos últimos oito anos, um dos objetivos da instituição.

A cooperação internacional que temos desenvolvido com algumas instituições estrangeiras com as quais construímos importantes parcerias estratégicas tem possibilitado o desenvolvimento conjunto das instituições e daqueles que, diariamente, trabalham para a prestação de um serviço educativo de qualidade, bem como daqueles que usufruem do serviço educativo prestado.

O desenvolvimento de Projetos Internacionais iniciou-se com a mobilidade de alunos, pois estamos conscientes que estas experiências são de vital importância para o desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos adolescentes.

Estamos igualmente conscientes que, a médio e longo prazo, os estudantes que participam nestes projetos revelam maior motivação, confiança e espírito de iniciativa em relação à escola e às aprendizagens, ao mesmo tempo que se revelam, no futuro, mais capazes em termos sociais e profissionais. A estes ganhos, somam-se, ainda, o desenvolvimento de competências linguísticas, fundamentais no século XXI.

Posteriormente, com a criação do programa Erasmus +, que alargou a possibilidade de participação em projetos de mobilidade a pessoal docente e não docente, fortaleceram-se parcerias e novos níveis de cooperação que se inserem numa estratégia de desenvolvimento e melhoria da instituição. 

Estamos cientes de que a formação contínua de professores, nomeadamente através da observação e partilha de boas práticas, dentro e fora da sala de aula, com  os nossos homólogos estrangeiros, é uma oportunidade de desenvolvimento e melhoria das escolas.

Em 11 anos de desenvolvimento internacional, a escola já se desenvolveram vários projetos:

Comenius Bilateral, 2008 (Bergen-Noruega);

- Europe-Formation-Collaboration-Mobilité Stage - Leonardo daVinci, 2013  (Matera - Itália; Vitré - França);

Comenius EPEITE Multilateral, 2011 (Matera - Itália; Valencia - Espanha; Jelenia Gora - Polónia; Allevard-les-Bains - França; Craiova - Roménia);

- Comenius MIA, 2013 (Valencia - Espanha; Matera - Itália);

“Aprender Interpares”, Erasmus+, 2014 (Poznan - PolóniaRennes - FrançaGelsenkirchen - AlemanhaSezana - Eslovénia);

- Projeto Kitchen of the Future - Future of the Kitchen KOF-FOK, 2016-2018 (Gelsenkirchen - Alemanha; Newcastle - Reino Unido).

- Projeto Erasmus KA2 – CIVIC - Coopération Innovatrice Vers l’Interdisciplinarité Civique) - 2017-2019 (Suceava – Roménia ; Modena e Ascoli Piceno – Itália ; Warszawa e Jelenia Góra – Polónia; Tours e Romans-sur-Isère –França)

- Projeto Erasmus KA2 - MAS(S)KE - “Mit allen Sinnen Sprache und Kultur erleben“ - “Vivenciar a língua e a cultura com todos os sentidos“ - 2017-2019 – (Gelsenkirchen - Alemanha; Sófia – Bulgária)

 

Projetos Internacionais 2019-2020

- Projeto Erasmus KA1  – PRO-MOV -  Profissionais em Movimento em Gelsenkirchen – Alemanha, Newcastle – Reino Unido e  Vitré, França. 
Estágio Internacional para 24 alunos;  
Formação em jobshadowing para 12 professores. 
De 1 de Setembro de 2018 a 31 de Agosto de 2020.

- Erasmus+ Project KA2 – CHEF- Culinary Heritage of European Food.
(Gelsenkirchen – Alemanha; Newcastle – Reino Unido)
De 1 de Setembro de 2019 a 31 de Agosto de 2021. 


- Intercâmbio Escolar - Rennes – França 
o    Mobilidade de 25 alunos portugueses - Março de 2020
o    Acolhimento de 25 alunos franceses - Abril de 2020