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Técnico de Restaurante-Bar

Acerca

O técnico de restaurante-bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efectua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.

as actividades principais a desempenhar por este técnico são:
verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante e bar;
efectuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar;
assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, bar e cave do dia;
obter informações relativas ao serviço de mesa a efectuar;
acolher e atender os clientes, efectuando o serviço de entradas, pratos principais, sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras bebidas em colaboração com as outras secções;
efectuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e servindo bebidas simples ou compostas e pequenas refeições;
efectuar a facturação do serviço prestado;
efectuar o serviço de mesa e bar em situações especiais: - estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar; - executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à americana e à russa) e bar (directo, indirecto e misto); - atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de honra, etc.
preparar e executar o serviço de vinhos;
preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trincar, descascar, entre outros.);
colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
prestar informações e sugestões de carácter turístico sobre a localidade, a região, a composição e métodos de confecção das diversas iguarias e sobre as bebidas;
atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional;
implementar normas de auto-controlo e HACCP;
pesquisar novas técnicas e tendências de mesa e bar.